Definição de missão
Toda organização existe para realizar algo como produzir automóveis, produzir roupas, prestar serviços de hospedagem, emprestar dinheiro, etc. A missão de uma organização é deixar claro o motivo pelo qual foi idealizada e, geralmente no início, é bem objetiva. Deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
As organizações desenvolvem declarações de missões que devem ser compartilhadas entre os funcionários e clientes. Uma declaração de missão dá aos funcionários um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade, orienta os funcionários geograficamente dispersos a trabalhar de forma independente, embora coletivamente, para realizar as metas da organização. A missão deve ser guiada pela visão de futuro que fornece a empresa direcionamento para os próximos 10 ou 20 anos.
As declarações de missão possuem três características principais:
1. Concentra-se em um número limitado de metas. “Queremos fabricar produtos da mais alta qualidade, aos preços mais baixos e conseguir a mais ampla distribuição” é pretensiosa demais.
2. Enfatizam as principais políticas e valores que a empresa pretende honrar. As políticas definem como a empresa lidará com os stakeholders.
3. Definem os principais escopos competitivos dentro dos quais a empresa operará:
· Escopo setorial: a gama dos setores que a empresa operará (industrial, terceiro setor, consumo).
· Escopo de produtos e aplicações: gama de produtos e aplicações que a empresa fornecerá: “atender a médicos em todo o mundo com produtos de alta qualidade para a saúde vascular”.
· Escopo de competências: gama de competências centrais como as tecnológicas: comunicação, nanotecnologia, biotecnologia.
· Escopo de segmento de mercado: o tipo de mercado ou de clientes que a empresa pretende atender: masculino, idosos, classe A, estudantes.
· Escopo vertical: o número de níveis de canais que a empresa participará, da matéria prima até o produto final e a distribuição.
· Escopo geográfico: a gama de regiões, países ou grupos de países em que a empresa atuará.
Definição de visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes
- pela alocação dos recursos.
O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.
A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração.
A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.
Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantados, a visão não deve apontar qualquer "como", ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade.
A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta.
O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- No que a empresa quer se tornar?
- Qual a direção é apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo apontar meus esforços?
- Eu estou ajudando a construir o que?
- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
Definição de valores
Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:
- definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores;
- definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;
- facilitam a colaboração entre os empregados;
- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado;
- facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.
O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.
O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:
- Como os empregados devem se portar, individualmente?
- Como os empregados se relacionam entre si?
- Como os empregados se relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata seus clientes?
- Como a empresa faz negócios?
- Como nos relacionamos com a comunidade?
- Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?
- Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?
Resumidamente, os valores:
- Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.
- São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
- São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.
E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.
Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.
Definição de objetivos
O estabelecimento de objetivos é um passo muito importante, pois eles determinam a linha de atuação dos vários setores da empresa. Para coerência das atividades, os objetivos a serem estabelecidos no departamento funcional devem originar-se dos objetivos gerais estipulados pela alta gerência.
Os objetivos são resultantes de um levantamento de informações no ambiente interno e externo e após definir os pontos fortes e fracos bem como as oportunidades e ameaças. Os objetivos podem ser quantitativos ou qualitativos.