quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aula 1

(livro 1 – pg: 24 – 37)

Tarefas de marketing

Escopo de marketing

Bens – Os bens tangíveis constituem a maior parte de esforço do marketing.

Serviços – A cada dia aumenta a proporção de atividades em serviços como: hotéis, esteticistas, manutenção, empresas aéreas, bem como profissionais liberais: médicos, advogados, arquitetos, programadores de softwares. Também encontramos ofertas que apresentam um mix variável de produtos e serviços tais como restaurantes, pet shopps e disk pizza.

Experiências – Como exemplo temos o Walt Disney World, Hard Rock Café, a Noite do Terror do Hopi Hari, onde a experiência vivida seja visitando um reino encantado ou uma casa mal assombrada, faz com que se comercialize produtos e serviços.

Eventos – Aproveitar determinados períodos para a realização de eventos é o foco dessa modalidade. Como exemplo temos feiras de negócios, Olimpíadas, Copa do Mundo e Carnaval.

Pessoas – Trabalhar a marca pessoal é um grande negócio hoje. Vários artistas, políticos e empresários utilizam esse tipo de marketing para tornar seus próprios nomes uma marca.

Lugares – Promover lugares é uma estratégia marcante na área de turismo. Um exemplo é a promoção da cidade do Rio de Janeiro no exterior para atrair mais turistas.

Propriedades – Propriedade é um direito intangível, por isso é necessário um esforço de marketing para que, por exemplo, sejam negociadas ações nas bolsas de valores, também podemos citar os esforços das imobiliárias para compra e venda de propriedades.

Organizações – É o esforço para melhorar e consolidar a imagem de uma organização. Não só em empresas encontramos esse esforço pois, escolas e museus, por exemplo, também trabalham na intenção de melhorar sua imagem pública para atrair mais clientes e/ ou turistas.

Informações – A informação é hoje uma das coisas mais comercializadas na sociedade, como exemplo podemos citar as escolas, revistas, sites na Internet e etc.

Ideias – Podemos perceber esforços de marketing nesse sentido em dois exemplos. O primeiro deles é que todo produto carrega em si uma ideia e, num segundo exemplo, podemos pensar em campanhas como as de preservativo ou não às drogas.

Estados de demandas

Demanda negativa – O produto encontra-se no mercado, mas é evitado ou rejeitado pelo consumidor. Ex: exame de próstata, serviços funerários.

Tarefa de mkt: analisar o mercado e avaliar se um programa de mkt pode mudar crenças sobre o produto. Ex: redesenho do produto, preços mais baixo e promoções.

Demanda inexistente – Consumidor não conhece o não se interessa pelo produto. Ex: curso de língua grega na universidade.

Tarefa de mkt: estabelecer o contato entre os benefícios do produto e as necessidades do cliente.

Demanda latente – Há a necessidade do consumidor, mas nenhum produto no mercado o satisfaz. Ex: cigarro que não causa prejuízo a saúde.

Tarefa de mkt: mensurar o tamanho do mercado potencial e desenvolver produtos/ serviços que satisfaçam a demanda.

Demanda em declínio – Diminuição considerável da demanda de um produto/ serviço. Ex: número de matrículas nas universidades particulares.

Tarefa de mkt: analisar as causas e reverter o declínio da demanda. Ex: desenvolvimento de novo mercado, mudanças nas características do produto/ serviço.

Demanda irregular – Demanda determinada pela sazonalidade. Ex: casa de veraneio na praia, diárias de hotel em fim de semana.

Tarefa de mkt: sincromarketing – encontra meios de mudar o padrão de demanda. Ex: preços flexíveis e promoções.

Demanda plena – A oferta é igual a demanda.

Tarefa de mkt: manter o nível da demanda considerando as preferências mutáveis do consumidor e a crescente concorrência. Ex: manter ou melhorar a qualidade do produto/ serviço e medir constantemente a satisfação do cliente.

Demanda excessiva – Nível de demanda é superior ao desejável ou suportável. Ex: salão de cabeleireiro em finais de semana.

Tarefa de mkt: demarketing – desestimular a demanda total. Ex: promoções durante a semana.

Demanda indesejada - Demanda por produtos/ serviços prejudiciais ou ilegais. Ex: consumo de cigarros/ drogas, bebidas alcoólicas, filmes pornográficos, armas de fogo.

Tarefa de mkt: fazer com que o consumidor deixe de consumir. Ex: campanhas amedrontadoras, preços elevados e disponibilidade reduzida.

Conceito de Administração de marketing

Processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Conceitos centrais de marketing

Mercado-alvo e segmentação

Segmentos de mercados podem ser identificados analisando-se as diferenças geográfica, demográficas, psicográficas e comportamentais existentes entre os compradores. Baseado na segmentação, as empresas escolhem o segmento que melhor apresentam maiores oportunidades.

modalidades

Critérios

GEOGRÁFICA

Extensão Do Mercado Potencial, Concentração Geográfica, Transporte E Acesso, Polarização, Bairros E Ruas, Tráfego, Centros De Compras

DEMOGRÁFICA

Idade, Sexo, Domicílio, Família, Ciclo De Vida (Jovem, Adulto, Idoso)

SOCIO-ECONÔMICA

Classe De Renda, Instrução, Ocupação, Status, Migração, Mobilidade Social

PADRÕES DE CONSUMO

Frequência De Compra, Local De Compra, Lealdade A Marcas, Heavy & Light Users, Curva ABC

BENEFÍCIOS PROCURADOS

Satisfação Sensual, Prestígio Social, Emulação-Preço Favorável, Qualidade/Durabilidade, Redução De Custos, Atendimento/Serviços

ESTILOS DE VIDA

Expectativas De Vida, Uso Do Tempo, Interesses Predominantes, Participação Em Eventos E Agrupamentos Sociais, Uso Do Dinheiro, Amizades E Relações Pessoais

PERSONALIDADE

Bases Culturais, Atitudes e Valores, Liderança, Agentes De Mudanças

CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICA

Setor De Atividade, Tamanho Das Empresas, Atuação Dos Concorrentes, Acessibilidade, Usus E Aplicações, Unidade De Decisão De Compra, Demanda Derivada


Valor e satisfação

A definição de valor é relacionado com o que o cliente percebe de um produto/ serviço. Sua percepção é a razão entre “o que ele dá e o que recebe em troca”.

Valor = (Benef[icios funcionais + Benefícios emocionais) / (Custos monetários + custo de tempo + custo de energia + custos psicológicos)

Marketing de relacionamento

Tem como objetivo estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com os stakeholders – clientes, fornecedores, distribuidores – com o objetivo de ganhar e reter sua preferência e negócios no longo prazo. Estabelece sólidos relacionamentos técnicos, econômicos e sociais entre as partes.


Canais de marketing

  1. Canais de comunicação: transmitir e receber mensagens do mercado-alvo
  2. Canais de distribuição: física e de serviços: armazéns, veículos de transporte, atacadistas e revendedores.
  3. Canais de venda: quando utiliza outras instituições que facilitam a transação através de estímulos: instituições bancárias, companhias de seguro.

Cadeia de suprimento (supply chain)

É o canal que liga desde as matérias-primas aos componentes dos produtos finais e que levados ao consumidor final. É a administração sinérgica dos canais de suprimentos de todos os participantes da cadeia de valor, através da integração de seus processos de negócios, visando sempre agregar valor ao produto final, em cada elo da cadeia (rede), gerando vantagens competitivas ao longo do tempo.

Concorrência

Todas as ofertas e substitutos rivais e potenciais que um comprador possa considerar.

  1. Concorrência de marcas: empresas que oferecem produtos semelhantes aos mesmos clientes por preços similares. Ex: Volkswagen (preço médio) x Honda (preço médio)
  2. Concorrência setorial: todas as empresas que produzem o mesmo tipo de produto ou classe de produto. Ex: Volkswagen x todas as outras marcas de carro.
  3. Concorrência de forma: empresas que oferecem o mesmo serviço. Ex: Volkswagen x motos, bicicletas.
  4. Concorrência genérica: empresas que competem pelo mesmo dinheiro do consumidor. Ex: Volkswagen x empresas que produzem bens de consumo durável. Ex: Volkswagen x férias no exterior, apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário