(livro 1 – pg: 37 – 53)
Composto de marketing – 4Ps
O composto de marketing ou mix de marketing é utilizado como ferramenta para tomada de decisão para que se exerça influência sobre os canais comerciais e os consumidores finais.
Produto: formado pelos atributos dos produtos e/ ou serviços:
- Variedade de produto
- Qualidade
- Design
- Característica técnicas
- Benefícios
- Nome de marca
- Embalagem
- Tamanhos
- Serviços agregados
- Garantias
- Devolução
Preço: atributos financeiros
- Preço de lista
- Descontos
- Concessões
- Prazo de pagamento
- Condições de financiamento
Praça – ponto de venda – distribuição: como o produto / serviço chega ao cliente
- Canais
- Cobertura
- Variedades
- Locais
- Estoque
- Transporte
- Layout
Promoção: ações para promover
- Promoção de venda
- Publicidade e propaganda
- Força de vendas
- Relações públicas
- Marketing direto
- Telemarketing
Os 4 Cs
Do ponto de vista da empresa compradora:
Produto → Cliente (solução para o)
Preço → Custo (para o cliente)
Praça → Conveniência
Promoção → Comunicação
Orientações da empresa para o mercado
Qual a filosofia deve guiar os esforços de marketing?
Orientação para a produção
Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.Orientação que mais faz sentido em paises em desenvolvimento, onde os consumidores estão mais interessados em obter o produto e não em suas características.
Orientação de produto
Sustenta que os consumidores dão preferência para produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Empresas voltadas para o produto projetam seus produtos sem a participação do cliente.
Orientação de produto pode levar a miopia de marketing.
Orientação para vendas
Parte do princípio que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção. Utilizado pelas empresas que comercializam produtos não procurados pelo comprador como funerária e seguros, largamente utilizado por empresas sem fins lucrativos para captação de recursos e políticos em suas campanhas.
Ponto de partida → Foco → Meios → Fins
Fábrica → Produtos → Vendas e promoções → Lucros/ vol. De vendas
Orientação de marketing
Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.
Baseia-se em quatro pilares: mercado-alvo, necessidades dos clientes, marketing integrado e lucratividade. Adota a perspectiva de gora para dentro. Começa com um mercado bem definido, focaliza as necessidades dos clientes, coordena todas as atividades que afetarão os lucros satisfazendo-os.
Ponto de partida → Foco → Meios → Fins
Mercado-alvo → Necessidades do cliente → Mkt integrado → lucros/ satisfação do cliente
Orientação de marketing societal
Exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de marketing. Devem equilibrar três considerações frequentemente conflitantes: lucros para a empresa satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.
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