segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aula 2

(livro 1 – pg: 37 – 53)

Composto de marketing – 4Ps

O composto de marketing ou mix de marketing é utilizado como ferramenta para tomada de decisão para que se exerça influência sobre os canais comerciais e os consumidores finais.

Produto: formado pelos atributos dos produtos e/ ou serviços:

  • Variedade de produto
  • Qualidade
  • Design
  • Característica técnicas
  • Benefícios
  • Nome de marca
  • Embalagem
  • Tamanhos
  • Serviços agregados
  • Garantias
  • Devolução

Preço: atributos financeiros

  • Preço de lista
  • Descontos
  • Concessões
  • Prazo de pagamento
  • Condições de financiamento

Praça – ponto de venda – distribuição: como o produto / serviço chega ao cliente

  • Canais
  • Cobertura
  • Variedades
  • Locais
  • Estoque
  • Transporte
  • Layout

Promoção: ações para promover

  • Promoção de venda
  • Publicidade e propaganda
  • Força de vendas
  • Relações públicas
  • Marketing direto
  • Telemarketing

Os 4 Cs

Do ponto de vista da empresa compradora:

Produto Cliente (solução para o)

Preço Custo (para o cliente)

Praça Conveniência

Promoção Comunicação

Orientações da empresa para o mercado

Qual a filosofia deve guiar os esforços de marketing?

Orientação para a produção

Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.Orientação que mais faz sentido em paises em desenvolvimento, onde os consumidores estão mais interessados em obter o produto e não em suas características.

Orientação de produto

Sustenta que os consumidores dão preferência para produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Empresas voltadas para o produto projetam seus produtos sem a participação do cliente.

Orientação de produto pode levar a miopia de marketing.

Orientação para vendas

Parte do princípio que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção. Utilizado pelas empresas que comercializam produtos não procurados pelo comprador como funerária e seguros, largamente utilizado por empresas sem fins lucrativos para captação de recursos e políticos em suas campanhas.

Ponto de partida Foco Meios Fins

Fábrica Produtos Vendas e promoções Lucros/ vol. De vendas

Orientação de marketing

Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.

Baseia-se em quatro pilares: mercado-alvo, necessidades dos clientes, marketing integrado e lucratividade. Adota a perspectiva de gora para dentro. Começa com um mercado bem definido, focaliza as necessidades dos clientes, coordena todas as atividades que afetarão os lucros satisfazendo-os.

Ponto de partida Foco Meios Fins

Mercado-alvo Necessidades do cliente Mkt integrado lucros/ satisfação do cliente

Orientação de marketing societal

Exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de marketing. Devem equilibrar três considerações frequentemente conflitantes: lucros para a empresa satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.

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