sábado, 12 de março de 2011

Aula 4

Plano de Marketing

Plano de marketing é o documento que contém os detalhes para a ação a ser desenvolvida pelos administradores responsáveis. Como é um documento operacional, de ver simples deforma que todos possam entender, ser prático e flexível.

A flexibilidade do plano é fundamental, pois o meio ambiente está sempre sofrendo mudanças e, portanto, o plano necessita estar sempre em constante revisão.

Em decorrência disso, percebe-se a necessidade de desenvolver um eficiente Sistema de Informações de Marketing (SIM) que permita aos administradores informarem-se constantemente a respeito das alterações ambientais.

Não existe uma regra para a elaboração do plano, no entanto, alguns passos são comuns a todos os planos, tais com:

· Levantamento de informações

· Lista de problemas e oportunidades

· Determinação de objetivos

· Desenvolvimento de estratégias

· Determinação do orçamento

· Projeção de vendas e lucros

Levantamento de Informações

Antes de qualquer coisa, é extremamente importante fazer uma análise da situação ambiental, interna e externa, da empresa.Entender a influência dos aspectos econômicos e sociais é fundamental. Algumas informações a serem levantadas são: atividades da concorrência, novos produtos no mercado, expectativas futuras do mercado e novos produtos, além da identificação dos recursos, financeiros e humanos, disponíveis. Com as situações ambientais, internas e externas, levantadas deve-se fazer a análise da FOFA: pontos Fortes que geram Oportunidades e pontos Fracos que geram Ameaças.

Lista de problemas e oportunidades

Após o levantamento da situação ambiental é possível determinar uma relação de problemas e de oportunidades para o desempenho da empresa. A empresa que não considera esses fatores perderá todo o trabalho de implementação de marketing, já que não sabe exatamente para onde está indo.

Determinação de objetivos

Os objetivos a serem perseguidos são consequências das avaliações anteriores. São as informações sobre recursos internos, oportunidades e problemas que determinam os objetivos, quantitativos e qualitativos, possíveis.

Podem ser vários os objetivos, no entanto é preciso que sejam hierarquizados, lembrando sempre que objetivos devem ser atingíveis e coerentes entre si.

O estabelecimento de objetivos é muito importante, pois são eles que direcionam a empresa em várias de suas atividades em cada setor. Os objetivos estabelecidos por cada setor funcional, devem ser originados dos objetivos gerais da empresa estipulada pela alta administração.

Desenvolvimento de estratégias

Com base nos objetivos, é possível desenvolver uma estratégia mercadológica para alcançá-los. Inicialmente deve-se identificar o mercado alvo a ser atingido. Em seguida várias estratégias devem ser estabelecidas visando identificar as variações de investimentos e ações alternativas para os vários componentes do composto de marketing e o retorno que podem proporcionar.

Determinação do orçamento

O orçamento é o plano traduzido em números. Todo plano deve ser mensurável em termos financeiros: quanto custa para executar as tarefas; qual verba deve ser alocada para desenvolvimento de produtos, distribuição e promoção? As variações das verbas em cada um dos componentes determinam variações de retornos. As justificativas para o seu uso também devem ser incluídas no plano.

Projeção de vendas e lucros

No plano deve ser incluídos completa projeção de vendas, custos e lucros. Essas informações são importantes para a avaliação do retorno que o programa de marketing proposto e suas respectivas despesas podem proporcionar. Para que um plano seja convincente, deve apresentar possibilidades de retorno de forma satisfatória e em consonância com os objetivos inicialmente estabelecidos.

A seguir, temos um roteiro bem detalhado de como fazer um plano de marketing do livro “Plano de Marketing – um roteiro para a ação” de Vicente Ambrósio:




































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