domingo, 27 de março de 2011

Exercícios

Esses exercícios devem ser entregues no dia 29/03.

Deverão ser respondidos a mão e individualmente.

  1. Como você entende o marketing de experiência?

  1. Quando um consumidor não conhece ou não se interessa pelo produto, dizemos que a demanda inexistente. Neste caso, cabe o marketing mudar o padrão de demanda.

( ) verdadeiro ( ) falso

  1. Quando existe uma considerável queda na procura por um produto ou serviço, dizemos que a demanda é declinante e, neste caso, cabe o marketing procurar diagnosticar o porquê da queda e aumentar os esforços de marketing na tentativa de reverter esse quadro.

( ) verdadeiro ( ) falso

  1. É através da segmentação de mercado que as empresas definem seu mercado alvo.

Porque

A segmentação do mercado em diferentes modalidades como geográfica, demográfica, psicográfica, entre outras, possibilita que a empresa conheça melhor o mercado que irá atuar, bem como seus potenciais clientes e, dessa forma, conseguir melhor satisfazer seus desejos e necessidades.

( ) as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira

( ) as duas afirmações estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

( ) somente a primeira afirmação está correta

( ) somente a segunda afirmação está correta

( ) as duas afirmações são falsas


5. Na equação abaixo, defina o que são benefícios emocionais:

Valor = (Benefícios funcionais + benefícios emocionais) / (Custos monetários + custo de tempo + custo de energia + custos psicológicos)


  1. Supply Chain é administração sinérgica dos canais de suprimentos de alguns participantes da cadeia de valor.

Porque

É através da integração dos processos de negócios de cada membro da cadeia de suprimentos, sempre com o intuito de agregar valor ao produto final, que se consegue vantagens competitivas.

( ) as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira

( ) as duas afirmações estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

( ) somente a primeira afirmação está correta

( ) somente a segunda afirmação está correta

( ) as duas afirmações são falsas

  1. “O que importa é o que o consumidor pensa quando segura uma lata de Red Bull nas mãos”. Com esta objetividade, a empresa de bebidas austríaca criou uma das marcas mais reconhecidas do planeta a partir de um único produto. Por meio de iniciativas organizadas em plataformas de ação claras, a companhia européia demonstra que atitudes de marca dão origem a experiências geradoras de vínculos e, também, de conteúdos que reforçam os atributos, o posicionamento e – principalmente – a identidade da corporação”.

Qual componente de marketing está sendo trabalhado pela Red Bull e qual atributo deste composto está em evidência?

  1. “Talvez o consumidor nem perceba, mas a caixinha de leite que faz parte do dia a dia de tantos brasileiros é resultado de um constante foco em inovação feito pela Tetra Pak. Há 53 anos no Brasil, a empresa tem sua história confundida com a da indústria alimentícia do país. Com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Tetra Pak não se considera uma empresa de embalagens, mas sim de soluções e segurança alimentar.”

Do ponto de vista do comprador, qual o composto de marketing está sendo trabalhado pela Tetra Pak?

  1. As organizações desenvolvem declarações de missões que devem ser compartilhadas entre os funcionários e clientes. A missão deve ser guiada pela visão de futuro que fornece a empresa direcionamento para os próximos 10 ou 20 anos.

Porque

Uma declaração de missão não prioriza aos funcionários um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade, pois não tem a função de orientar os funcionários geograficamente dispersos a trabalhar de forma independente, embora coletivamente, para realizar as metas da organização.

( ) as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira

( ) as duas afirmações estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

( ) somente a primeira afirmação está correta

( ) somente a segunda afirmação está correta

( ) as duas afirmações são falsas

10. “Ao completar 60 anos, a Ypê mostra na prática o que é fazer o Marketing de forma holística. De origem familiar, a empresa criou o departamento de Marketing apenas em 2002, mas desde o princípio caracterizou-se por manter uma preocupação constante em inovar. Entre os segredos do sucesso estão a entrega de uma equação verdadeira entre custo e benefício e o cuidado com o meio ambiente.”

Quais os valores que a Ypê apresenta na afirmação acima?

11. Na busca de informações do ambiente externo é imprescindível entender os aspectos políticos e sociais do macro ambiente.

( ) falso ( ) verdadeiro

12.Tendência é uma sequência de eventos que determinam um futuro de longa duração que tem significado social, econômico ou político.

( ) falso ( ) verdadeiro

  1. Quais são as forças, não controláveis, que uma organização precisa monitorar no macroambiente externo para conseguir responder rapidamente a este mesmo ambiente?

  1. “Cada nova tecnologia é uma força de destruição criativa.”

Explique a afirmativa acima.

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