Plano de marketing – Roteiro (Aula 4)
- Escolher um negócio (comercio, indústria ou serviço)
- Localizar o negócio no espaço e tempo. Qual é o contexto econômico, político e social que valida a oportunidade do negócio.
- Qual é a viso, missão e valores da empresa.
- Quais são os objetivos de marketing?
- Qual é o perfil do consumidor alvo? (desejos, necessidades, hábitos e atitudes e papéis de compra)
- Mercado: histórico, tamanho, estágio de demanda, sazonalidade, impacto da tecnologia, segmentação, concorrentes e 4Ps referentes aos concorrentes, análise SOWT (FOFA), da concorrência.
- Impacto dos aspectos legais.
- Posicionamento: Para quem vender o que?
- Produto: características, análise de benefícios, marca, design e embalagem, especificações, qualidade, serviços adicionais, garantias, modos de uso.
- Praça/ Distribuição: canais de distribuição, lay out do PDV.
- Promoção: como alcançar o público alvo, promoção de vendas.
- Preço: objetivo da organização quanto a preço, estratégias de preços, comparação com a concorrência, tipos de financiamentos.
- Ação e controle: como serão efetuados os controles do plano de marketing.
- Formatação: apresentação do plano.
- Entrega e apresentação dos trabalhos: 07/06/2011
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